2024-01-15

Vila Viçosa: fibra ótica acaba de chegar a Pardais para cobrir todas as casas da freguesia

A dstelecom acaba de estender a sua rede de fibra ótica multioperador a Pardais, em Vila Viçosa, garantindo, assim, que a população possa contratar serviços de telecomunicações com mais velocidade, maior largura de banda e melhor qualidade.

Assegurando a cobertura total da freguesia, a empresa afirma que o objetivo desta extensão é contribuir não só para a fixação da população, como também para a criação de novas oportunidades para o território, aumentando, assim, os benefícios económicos e sociais.

Recorde-se que o grossista de telecomunicações tinha já investido no município em 2015, levando conectividade a Bencatel, Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu. Contas feitas, a infraestrutura da dstelecom passará a cobrir 97% do município.

A percentagem do município que ainda não está coberta encontra-se no perímetro das denominadas zonas brancas, onde, dada a densidade populacional, não existe racional económico para cobrir sem subsidiação. No comunicado, a dstelecom garante que se está a posicionar e que tudo fará para assegurar uma cobertura muito perto dos 100%.

Como todos os operadores a atuar em Portugal disponibilizam os seus serviços ao consumidor final através desta rede de fibra ótica, as famílias e empresas sediadas em Vila Viçosa poderão escolher qualquer serviço, sem qualquer limitação ou discriminação, de uma oferta alargada de todos os operadores de retalho a operar em Portugal.

De acordo com Inácio Esperança, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, que apoiou os trabalhos realizados, a parceria com a dstelecom foi bastante positiva, na medida em que permitiu melhorar muito a cobertura de fibra ótica no território.

“Vila Viçosa tem hoje uma maior possibilidade de acesso à rede de fibra ótica, graças a um reforço de rede que levou conectividade a cerca de 1.400 casas na sede do concelho e a uma extensão que garantiu a cobertura total de Pardais. Esperamos, ainda no presente ano, assegurar o acesso à fibra ótica na freguesia de São Romão e chegar a uma taxa de cobertura de 100%”, declara.

Os calipolenses podem já verificar a disponibilidade de cobertura de fibra na sua zona acedendo aqui. Em alternativa, podem enviar um e-mail para euquerofibra@dstelecom.pt ou ligar para o 800 910 660 indicando a morada completa e, idealmente, coordenada gps.