2023-06-30

Dia Mundial das Redes Sociais: dicas de cibersegurança


As redes sociais são hoje uma ferramenta amplamente utilizada, quer a título pessoal, possibilitando-nos manter os nossos amigos e familiares atualizados sobre o que estamos a fazer, à distância e sem a necessidade de trocar mensagens, quer empresarial. Plataformas como o Twitter, Linkedin, Facebook e Instagram são, na atual era de transformação digital, canais essenciais para interagir com pessoas, divulgar serviços e eventos e fidelizar relacionamentos profissionais.

Mas, se por um lado estas plataformas de comunicação colaborativas aproximam indivíduos, entidades e comunidades com interesses comuns, por outro, atraem a atenção de criminosos cibernéticos. Estes, agem com cada vez mais frequência, usam técnicas mais aprimoradas e, consequentemente, mais danosas, segundo o CNCS - Centro Nacional de Cibersegurança.

Os agentes de ameaças recorrem às redes sociais para recolher informação sensível que, por sua vez, pode ser usada, por exemplo, em ataques de phishing ou em assaltos a residências. Além disso, utilizam-nas para o roubo de identidade, a propagação de notícias falsas, a disseminação de software malicioso e a recolha de materiais utilizáveis contra crianças.

Todavia, com a abordagem correta é possível tirar o máximo proveito destas plataformas sem se expor a riscos desnecessários. Por isso, no dia em que se celebram as redes sociais, partilhamos consigo 6 dicas de cibersegurança:

1. Atualize o software do seu dispositivo e app

Mantenha os softwares e o sistema operacional atualizados e garanta que os dispositivos têm o antivírus e a firewall ativados para prevenir vulnerabilidades de segurança.

2. Proteja as contas com passwords robustas

Utilize palavras-passe únicas e complexas – com pelo menos 10 caracteres, letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais - para aceder às redes sociais e altere-as com frequência. Além disso, é aconselhável que não as partilhe com ninguém.

3. Ative a autentificação de dois fatores

No processo de login na sua conta, ative a autentificação de dois fatores para uma camada adicional de segurança.

4. Verifique as suas configurações de privacidade

Nem tudo aquilo que partilha nos seus perfis em redes sociais precisa de estar disponível para o público em geral. Não indique o número de telemóvel ou morada no seu perfil ou em publicações, nem senhas ou códigos de cartões multibanco e evite partilhar imagens de crianças e limite a disponibilidade dos conteúdos que cria às pessoas que conhece e em quem confia.

A exposição excessiva de informações pessoais nas redes sociais pode facilitar o roubo de identidade, entre outros crimes cibernéticos.

5. Denuncie contas falsas e comportamentos suspeitos

Alguns casos de roubo de identidade acontecem através da apropriação de contas de redes sociais, com o intuito de causar danos reputacionais a terceiros ou trazer benefícios económicos aos agentes maliciosos.

6. Tenha especial cuidado com links duvidosos

Não clique em publicações, imagens e links suscetíveis de dúvida. Pode tratar-se de um esquema de phishing que o direciona para páginas fraudulentas ou o leva a descarregar um ficheiro malicioso. Nestes casos, a melhor forma de se proteger é aceder ao website em questão, através do seu navegador habitual, e confirmar a existência de alguma notificação.