2024-01-25

Impacto da fibra ótica no regime de teletrabalho


Por Jorge Nóbrega, informático na ARS Norte

 

O regime de teletrabalho é cada vez mais uma realidade. Com a pandemia de COVID-19, as empresas tiveram de se adaptar – e as organizações ligadas à saúde não foram exceção.

Quem nos fala sobre isso é Jorge Nóbrega, um informático da Cumieira, Santa Marta de Penaguião, que, pela primeira vez em 30 anos de profissão, passou a trabalhar a partir de casa, para garantir que as plataformas não falhavam aos médicos nem aos utentes da área geográfica pela qual é responsável.

“No setor da saúde, é muito importante o contacto quase permanente com as unidades que prestam cuidados às populações. Poder ajudá-los no desempenho das tarefas de caráter informático e prestar toda a assistência aos sistemas de informação críticos para as populações durante a pandemia de COVID-19 foi excecional. Sem a fibra seria impossível”, conta-nos.

Na ótica do Jorge, se esse período trouxe vários desafios para o mundo do trabalho, a fibra ofereceu as respostas necessárias e soluções à medida:

“Muitas vezes, durante o meu trabalho, tenho necessidade de recorrer à videoconferência. A fibra permite que isso aconteça de uma forma natural. É como se a pessoa com quem eu estou a falar estivesse no compartimento ali ao meu lado. Portanto, não há aquele atraso que se verificava antes, na voz, na imagem que congelava”.

Também a velocidade e capacidade de transmissão de ficheiros se revelou uma mais-valia para o Jorge, desde que aderiu ao serviço de fibra:

“Uma vantagem muito, muito importante é o facto de nos possibilitar a transferência de ficheiros extremamente grandes que, antes do serviço de fibra, era praticamente impossível. Com a fibra tudo isso mudou e às vezes são questões de segundos”.

Além disso, ao contrário de outros serviços de conectividade, a fibra ótica permite que vários dispositivos estejam ligados à internet em simultâneo, sem perda de qualidade.

“Outra vantagem da fibra é a possibilidade de, por exemplo, estar eu, a minha mulher e o meu filho em casa, estarmos os três a usar por exemplo computador, estarmos com uma ou duas televisões ligadas em simultâneo, e tudo isso sem interferir na qualidade de serviço”, reflete.

Mas, acima de tudo, aquilo que a autoestrada digital trouxe à vida do Jorge, foi qualidade de vida:

“Poupa-se imenso em deslocações. Poupa-se em tempo, essencialmente. Além disso, temos também o aspeto familiar e social, de estarmos muito mais perto daqueles que gostamos e que amamos.

O simples facto de poder estar a trabalhar e, na minha pausa, poder ir ao jardim tomar um café, apanhar ar fresco, brincar com os animais e ouvir os passarinhos é totalmente diferente, sem dúvida alguma”.

Se tal como ao Jorge lhe foi dada a oportunidade de trabalhar a partir do conforto de sua casa, entre em contacto com a nossa equipa de customer support, através do 800 910 660 ou do e-mail euquerofibra@dstelecom.pt, e verifique se a autoestrada digital da dstelecom chega até si.

 

Assista ao testemunho na íntegra aqui.