2020-07-23

Estabilidade: uma das vantagens da fibra ótica (2/5)


Menor degradação e imunidade a interferências eletromagnéticas.

As comunicações de dados tornam-se cada vez mais numa necessidade e o acesso à internet por si só não é suficiente, este deve ser eficiente e altamente fiável.

Além das altas velocidades e capacidade de largura de banda, a fibra ótica trata-se do meio de transmissão com menor degradação de sinal, permitindo que os dados percorram uma maior distância com alta qualidade. Desde a invenção da fibra ótica em 1970 até aos dias de hoje, a perda de sinal ficou cerca de 100 vezes melhor, sendo atualmente muito reduzida.

Uma vez que a transmissão de dados é feita através da luz num meio dielétrico (vidro), os cabos de fibra ótica não conduzem corrente elétrica, logo não existe o risco da comunicação entre dispositivos ser afetada por interferência eletromagnética, causada por outros equipamentos.

Lembramos que o modelo de negócio da dstelecom visa construir, gerir e operar uma rede de fibra ótica em zonas de baixa densidade populacional, a qual disponibiliza, num formato grossista, aos principais operadores de telecomunicações. Tal responsabilidade obriga-nos a garantir a total neutralidade e transparência dos nossos serviços. Paralelamente, estamos focados em garantir que as principais vantagens da fibra ótica cheguem a casa de todos através dos operadores de telecomunicações.