Mais 9.500 habitações vão passar a estar abrangidas pela rede da dstelecom em sete concelhos da região, elevando para mais de 46 mil o número total de habitações cobertas.
A dstelecom continua a investir na expansão da sua rede de fibra ótica no interior do país. Até ao final de 2026, a empresa prevê reforçar a cobertura em sete concelhos de Trás-os-Montes, levando a sua infraestrutura a mais 9.500 habitações e alargando o acesso à conectividade de última geração.
Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vila Real e Vinhais são os concelhos abrangidos por esta nova fase de expansão, que combina a chegada da rede a novas localidades com o reforço da cobertura em zonas onde a infraestrutura já está presente.
Com esta intervenção, a rede aberta e multioperador da dstelecom passará a abranger mais de 46 mil habitações na região, permitindo que mais comunidades tenham acesso a serviços de banda larga através dos operadores que utilizam a infraestrutura.
Uma rede cada vez mais próxima das comunidades
A expansão está a permitir chegar a localidades que ainda não dispunham de cobertura de fibra ótica, como Zoio, em Bragança, e Agrochão, Celas, Ervedosa e Penhas Juntas, em Vinhais. Em Macedo de Cavaleiros, a rede será alargada a localidades como Lamalonga, Espadanedo e Vilarinho de Agrochão.
O reforço terá também um impacto significativo noutros concelhos. Em Mirandela, estão previstas mais de 4.800 novas habitações abrangidas, enquanto Vila Flor contará com mais de 1.300 e Macedo de Cavaleiros com mais de 1.200. Neste último concelho, a expansão permitirá atingir uma cobertura de fibra ótica de 98%, percentagem igualmente prevista para Vila Flor.
Em Mogadouro, a intervenção na freguesia de Castelo Branco permitirá abranger mais 300 habitações. Já em Vila Real, serão mais de 400 as habitações abrangidas por esta fase de expansão, que inclui ainda novos reforços da rede até ao final do ano.
No concelho de Vinhais, a chegada da infraestrutura a novas localidades e o reforço da cobertura existente permitirão ultrapassar as 5.200 habitações abrangidas. Em Bragança, a rede passa a cobrir cerca de 1.400 moradas na freguesia de Zoio.
Conectividade para criar oportunidades
Mais do que alargar a cobertura geográfica, a expansão da rede contribui para aproximar os territórios do interior das oportunidades proporcionadas pelo acesso à conectividade digital. A disponibilidade de infraestruturas de telecomunicações é um fator relevante para as comunidades, as empresas e o desenvolvimento das economias locais.
“Trás-os-Montes é um território que valorizamos e onde queremos continuar a fazer a diferença. Levar fibra ótica a mais famílias é também aproximar o interior das mesmas oportunidades disponíveis nos grandes centros urbanos, criando melhores condições para viver, trabalhar, estudar e investir”, afirmou Ricardo Salgado, presidente executivo da dstelecom.
Através do seu modelo de rede aberta e multioperador, a dstelecom disponibiliza a sua infraestrutura aos principais operadores de telecomunicações em Portugal, contribuindo para uma maior oferta de serviços de conectividade em todo o território.
Fonte: Jornal Económico