2023-07-19

Empresa de Braga promove curso de telecomunicações avançadas (e garante estágio)

A dstelecom, do Grupo DST, vai promover um curso Técnico Superior Profissional de Gestão de Redes e Telecomunicações Avançadas, no Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), em Braga. As candidaturas estão abertas até ao dia 30 de agosto.

Em comunicado enviado a O MINHO, a empresa bracarense adianta que este curso, com a duração de dois anos, será lecionado por docentes do IPCA e trabalhadores especializados da dstelecom. O último semestre será dedicado a um estágio curricular, garantido pela empresa a todos os estudantes.

Ao frequentarem o curso, os alunos têm ainda a oportunidade de candidatar-se a uma bolsa de estudo, de acordo com as regras da DGES.

Esta formação técnica destina-se a estudantes do ensino secundário profissional de Nível 4, a estudantes do 12.º ano completo ou habilitação legalmente equivalente, a titulares de um diploma de especialização tecnológica (CET) ou a titulares de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

A sua conclusão permite a obtenção de um diploma de técnico superior profissional equivalente ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação.

No final, os formandos estarão em condições de projetar, instalar, otimizar, configurar e gerir infraestruturas de redes, gerir servidores e serviços de Internet, instalar, configurar e realizar manutenção de sistemas informáticos, instalar e verificar infraestruturas de cablagens para redes e otimizar o desempenho de infraestruturas de redes.

Além disso, serão capazes de elaborar um plano de segurança das infraestruturas de comunicações de dados, manusear redes domésticas, urbanas, fibras e WIFI, bem como planear, instalar, configurar e definir planos de manutenção a equipamentos de redes.

Para Ricardo Salgado, CEO da dstelecom, a promoção deste curso é a materialização de mais uma parceria com os centros de saber, agora no que diz respeito à qualificação das pessoas, com o propósito de que estas qualificações respondam melhor às lacunas do mercado de trabalho e à necessidade das empresas.

“As respostas aos desafios estratégicos já não podem ser encontradas exclusivamente dentro de portas ou nos modelos convencionais. Existe uma relação direta entre o sucesso e as parcerias com centros de saber”, afirma citado no comunicado.

Os interessados podem encontrar mais informações sobre o plano curricular aqui e efetuar a candidatura aqui.

Em alternativa, podem esclarecer as suas dúvidas com a Escola Técnica Superior Profissional – ETESP do IPCA, polo de Braga, através do 253 802 206 ou enviando um e-mail para sa_tesp_braga@ipca.pt.

Fonte: O Minho